Chamada Aberta 2020 para Editores convidados para as próximas edições da CROLAR
CROLAR - Critical Reviews on Latin American Research é uma revista multilingue interdisciplinar indexada de acesso aberto vinculada ao Instituto de Estudos Latino-Americanos da Freie Universität Berlin (LAI-FU Berlin). A revista tem sido uma plataforma para debates críticos, resenhas, artigos de revisão e artigos originais sobre pesquisa conduzida a respeito da América Latina e das Caraíbas. Seu âmbito inclui uma vasta gama de disciplinas, tais como antropologia, economia, estudos culturais e de género, história, ciência política, e sociologia. A missão da revista é avançar e conectar a pesquisa acadêmica da e a partir da América Latina, promovendo uma variedade de metodologias, bem como abordagens teóricas e conceptuais. Todas as submissões passam por um rigoroso processo de revisão por pares na modalidade duplo-cego e são aceites em espanhol, português, inglês e alemão.
Atualmente, CROLAR convida propostas de acadêmicos e acadêmicas (individuais ou grupos de até três pessoas) que gostariam de se tornar o/a(s) editor(es) dos próximos números da revista CROLAR. As pessoas interessadas devem ter um forte histórico no tema escolhido e uma ampla rede de contatos com cientistas e especialistas que trabalham o dado tema. O/As editores são convidados/as a redigir a convocatória de artigos, distribuí-la, convidar contribuições, assegurar prazos, pré-selecionar contribuições, administrar todo o processo de publicação utilizando o Open Journal System, co-organizar o processo de revisão pelos pares, comunicar com os/as autores/as, participar na diagramação e revisão. O equipe editorial da CROLAR apoia os/as editores convidados/as em todas as etapas, desde o convite à apresentação de artigos até ao anúncio do número publicado. Os acadêmicos e acadêmicas em início da carreira são encorajados/as a se candidatarem.
As propostas devem ter um tema unificador bem articulado e refletir sua importância numa determinada área de investigação a nível internacional. Devem concentrar-se em questões emergentes em que a investigação futura possa ser impulsionada e/ou salientar a urgência de reavaliar os temas mais estabelecidos e tradicionais ou aspectos de investigação que possam ser objeto de uma abordagem inovadora.
Se estiver interessado, por favor envie-nos a sua proposta formal com as seguintes informações:
- CVs dos potenciais editores,
- chamada para contribuições, inclusive uma lista de possíveis subtópicos,
- lista de possíveis publicações para a revisão,
- cronologia de todo o processo de publicação.
Possíveis tópicos incluem, por exemplo:
- A ascensão do populismo de direita na América Latina
- Volatilidade, fronteiras e migração na América Latina contemporânea e nas Caraíbas
- Influência política e ideológica dos movimentos religiosos nas sociedades latino-americanas contemporâneas
- Entrelaçamento do Sul Global
- Meios de comunicação social, ativismo na Internet e novas infraestruturas na América Latina e nas Caraíbas
- Convivialidade e desigualdade na América Latina e nas Caraíbas
- Questões ambientais e de sustentabilidade na América Latina e nas Caraíbas na agenda global
- Efeitos sociais, económicos, políticos e ecológicos do turismo na América Latina e nas Caraíbas
- Violência e conflitos armados nos séculos XX e XXI: militares, paramilitares e outros atores armados na América Latina e nas Caraíbas
Não hesite em contactar o equipe editorial para informações adicionais y inquéritos: contact@crolar.org.
Aguardamos ansiosamente as suas propostas em primeira ronda até 15 de Agosto: contact@crolar.org
A sua Equipe Editorial CROLAR